Depois do momento histórico tão particular como aquele que vivemos, que promoveu ainda mais o distanciamento e as assimetrias regionais e locais e, tendo em conta que, no ano passado de 2021, a nossa companhia Era Uma Vez, Marionetas completou 30 anos de fundação, de trabalho no Alentejo e de digressões nacionais e internacionais, decidimos desenvolver este projeto “Ninguém Fica Para Trás – 30 anos de Teatro de Bonecos”.
O objetivo é a concretização de uma digressão regional, naquela que é a nossa casa, o Alentejo, com uma particularidade que nos é muito querida, ir e apresentar os nossos espetáculos onde mais “ninguém vai”. Determinámos 43 freguesias com o menor número de habitantes e escolhemos apresentar o primeiro espetáculo da companhia, O Bolo, com quase 30 anos em cena e para público de todas as idades.
Já conseguimos concretizar 15 desses 43 espetáculos determinados, com um apoio junto da Direção Regional de Cultura do Alentejo. No entanto, como o nosso objetivo para este projeto está longe de ser concretizado, estamos dedicados a conseguir concretizá-lo futuramente. O nosso olhar e trabalho dirige-se para aqueles que escolheram ficar no nosso Alentejo, em locais de baixa população, que merecem não ser esquecidos, porque merecem que “ninguém fique para trás”.